30 de mai de 2014

[Dicas] Português

Oláa
Como vão, bebês do meu coração? Espero que todos estejam bem. Eu não postei ontem, por motivos de prova '-', então a playlist nem vai rolar essa semana :(. Mas no post aleatório dessa semana, resolvi trazer umas dicas pra vocês. Eu sei, não sou mestra em português, tanto que tenho bastante erros ortográficos, mas eu vim tentar mostrar os erros banais que encontro pela internet. Eu também sei que, na internet todo mundo abrevia, e tal, mas tem alguns erros, que me deixam abismada. Vamos conferir?
Em cima e embaixo:
 Acho que esse foi um dos que eu mais vi. As pessoas escrevem encima e em baixo. Isso está errado. Já ouviram falar da técnica do "V"? É assim, desenhe um vê, na parte de cima do V, você vai escrever de um lado o "em", e do outro "cima", bem separado as duas palavras. Agora na parte de baixo, você vai escrever "embaixo", assim fica fácil de entender a diferença. 

Carpi, trabalha, estuda, ve, cadê o R no infinitivo?:
 Esse é um dos error que me doem ver. A maioria das pessoas tira o R do final das palavras. Gente entendam, não é carpi, trabalha, estuda, ..., é carpir, trabalhar, estudar, ver, assistir, escrever, etc. Tem um R que pode parecer que não faz diferença, mas faz sim, ainda mais se você vai fazer um vestibular, ou algo do gênero, na prova de redação, você vai se dar mal, se esquecer do R no final. Vamos lá, né gente!

Conserto e concerto:
 Conserto é uma restauração, um reparo, você vai consertar algo quebrado. Já concerto, é concerto de música, uma sessão musical. Entenderam a diferença?

"Ao meu ver" não existe:
  O correto é "a meu ver". Vi bastante isso, naqueles "protestos" no Facebook, que todo mundo se acha no direito de falar da política, só querendo "faminha"  ¬¬

Debaixo e de baixo:
Usamos "debaixo" sempre que a seguir, vier a proposição "de".
Usamos "de baixo" não houver a preposição "de" logo após.

Mal e mau:
 Eu estava tranquila, conversando com uma pessoa pela internet, perguntei se ela estavas bem, e ela me respondeu: "ai estou meio mau". Eu quase arranquei meus cabelos fora. Mau é o lobo mau. Quando você for dizer que não está bem, use "mal", que quer dizer, eu não estou bem. ;)

De repente ou derrepente:
 Muita gente da minha turma ficou com nota baixa na prova, por causa do "de repente". Muita gente escreveu derrepente, mas não está correto. O certo é "de           repente" ( coloquei bem separado, pra todo mundo entender).

É mexer ou mecher?:
 O correto é mexer, mecher não existe. 

Desde ou Dês de?:
 Dês de, não existe, acho que todo mundo sabe, mas coloquei aqui, por via das dúvidas. O correto é desde ;).

É isso aí, espero que não tenham me achado uma pessoa chata, por postar isso, mas me deu na telha, então... Haha. Até amanhã, docinhos. Beijos

2 comentários:

  1. Eu sou péssima em português, é um cu mas eu sempre fico muito put* com algumas coisas.
    Mas essas pessoas que cometem erros absurdos sempre melhora.
    Amei o blog <3

    http://d-estined.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou muito boa, faço o possível, mas tem alguns erros que são absurdos mesmo, nem dá pra acreditar.
      Ah, obrigada meu anjo <3 Que bom que gostou.

      Excluir