16 de jun de 2014

[Entre amigas] Menstruação

 Oiie! Hoje é dia de.... Entre Amigas! Esse é o "quadro" que eu mais gosto, aqui do blog. Trouxe um assunto bem chatinho, mas que anda me irritando e preocupando há muito tempo. Falar sobre menstruação pode ser meio constrangedor, mas é uma coisa que acontece a todas as meninas(infelizmente, convenhamos). Resolvi falar um pouco desse assunto, e aqui estou eu ajskdhskj. Let's go?
O que é menstruação? 
Apesar de eu achar que todo mundo sabe, para abordarmos este assunto, temos que definir o que é a tal menstruação. Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Geralmente ocorre 14 dias após a ovulação.

Com que idade incia o período menstrual?
Bom, isso varia de cada mulher. Algumas, como eu, tem sua menarca com 10 anos, ou até menos, já outros só vão ter sua primeira menstruação aos 15 anos, até mais. Não tem uma idade certa para aparecer, mas se ultrapassar os 18 anos, e não tiver a menarca, é melhor procurar um médico, pode ser alguma doença.

Minha menstruação é desregula, pode ser alguma doença?
Eu tenho minha menstruação bem desregulada, o que me causa muitas dores de cabeça(literalmente). Eu tenho a síndrome dos ovários policísticos. Então, minha menstruação sempre atrasa, é uma bagunça. Claro, ás vezes é alguma doença, como a minha, mas outras vezes, nos primeiros anos do ciclo, pode ser que a menina fique desregulada, então pode ser normal, mas tem que tomar muito cuidado. 

 A menstruação pode ser desagradável, principalmente meninas que recém tiver sua primeira menarca. Eu mesmo após três anos menstruando, eu ainda me incomodo com absorventes, as cólicas, a pele oleosa, e todas essas coisas que podem vir com a menstruação. O pior de tudo, é achar que o absorvente está marcando, ou que vazou, e ficou uma mancha na sua calça, e todo mundo está vendo. A parte de vazar, pode sim acontecer, não tem o que fazer, além de a mais ou menos cada duas horas ir conferir se está tudo certo, e trocar o absorvente. A parte de marcar, pode se resolver com absorventes internos, que eu odeio, mas que várias mulheres são adeptas, se sentem mais seguras. Aí vai da sua opinião.
 Eu espero que esse post tenha tirado algumas dúvidas, e ajudado alguém. Agora está na minha hora de ir, beijinhos amorecos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário